O governador Eduardo Leite anunciou mudanças no projeto de concessão do Bloco 2 de rodovias, que abrange trechos do Vale do Taquari e Região Norte. As principais alterações incluem:
Aspectos Financeiros e Técnicos
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Aporte público ampliado: de R$ 1,3 bi para R$ 1,5 bi.
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Investimento total: R$ 4,3 bilhões, sendo R$ 2,8 bi da iniciativa privada.
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Tarifa-teto do pedágio reduzida de R$ 0,23 para R$ 0,18/km (com isenção de ISS).
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Se o ISS for mantido, a tarifa será de até R$ 0,19/km.
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Leilão previsto para outubro ou novembro de 2025, na B3-SP.
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Critério de escolha da concessionária: menor tarifa oferecida.
Características da Concessão
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Duração: 30 anos.
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Obras previstas:
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174,5 km de duplicações,
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72,5 km de terceiras faixas,
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323 km de acostamentos,
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61,5 km de marginais,
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32 passarelas,
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15 pontes elevadas,
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Sistema de socorro e monitoramento 24h.
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Rodovias com maiores intervenções
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ERS-135, ERS-324, ERS-130, ERS-129, ERS-128 e RSC-453.
Sistema Free Flow
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Pedágio eletrônico por pórticos, com cobrança proporcional ao trecho percorrido.
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Objetivo: praticidade, menos congestionamento, menor impacto ambiental.
Gatilhos Contratuais
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Permite ampliação futura de trechos conforme demanda e análise técnica, sem afetar a tarifa inicial.
Participação Social
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Criação de Conselho de Usuários, com representantes locais para fiscalizar e sugerir melhorias.
Valores dos Pedágios (exemplos)
Com isenção de ISS (reduz ainda mais a tarifa):
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ERS-128 / Fazenda Vilanova: R$ 2,94
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ERS-129 / Guaporé: R$ 3,09
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ERS-130 / Encantado: R$ 4,37
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ERS-135 / Erechim: R$ 3,58
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RSC-453 / Carlos Barbosa: R$ 4,08
Objetivo do projeto: modernizar as rodovias com mais segurança, eficiência e menor custo para os usuários, promovendo o desenvolvimento regional de forma sustentável.
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