Cerca de mil veículos por mês são apreendidos nas
BRs que cortam o Paraná; frota
recolhida deixou de ser problema logístico
Menos de
dois anos após licitação, o que era um grande problema nas rodovias federais,
virou sinônimo de qualidade no Paraná. Reconhecido nacionalmente pela
eficiência de seu sistema viário, o Estado demonstrou que é possível melhorar
consideravelmente as condições dos pátios onde são recolhidos veículos
apreendidos, mediante a parceira com a iniciativa privada.
A sensação
de segurança é realidade para quem trafega pelas rodovias paranaenses. É o caso
do servidor público Luis Henrique Fernandes Pereira, 31 anos, morador no
interior de São Paulo. Em viagem de férias ao litoral paranaense com a família,
ele passou por alguns dos principais trechos rodoviários e viu a diferença,
comparando os últimos anos.
“A qualidade das pistas já é um diferencial. Mas a
segurança também está melhor. A frota circulante parece bem mais conservada, e
existe fiscalização. Você não vê aquele acúmulo de carros ‘entulhados’ perto
das bases policiais”, disse o paulista.
RESULTADOS
De 2017
até fevereiro deste ano, mais de 20 mil veículos precisaram ser recolhidos por
algum motivo nas estradas federais do Paraná. A malha rodoviária conta com
cerca de quatro mil quilômetros e está servida de 38 UOPs (Unidade Operacional
de Polícia), sob jurisdição da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Aliás,
grande parte do mérito pela melhoria das condições de segurança é da
Superintendência da PRF no Estado, que não se conformou com a precariedade
verificada no passado e viabilizou a parceira com a iniciativa privada, por
meio de licitação.
VANTAGENS
Enquanto
algumas unidades da federação convivem com as sucatas e frota retirada
(temporariamente) de circulação, em condições inadequadas, no Paraná as
concessões transformaram um passivo econômico e social em ativo.
As
empresas que operam o sistema pagam a outorga estabelecida pelo Poder Público,
em benefício da União. Para o motorista que tem seu veículo apreendido, o custo
é o mesmo (regulamentado pelo Denatran). A diferença é a redução do risco do
patrimônio se deteriorar, em espaços improvisados à beira da rodovia, até que
seja resgatado ou leiloado.
Existem
ainda as vantagens sociais. Nos pátios privados, onde há sistemas de vigilância
e zeladoria, há o compromisso do controle de criadouros de vetores, como o Aedes
Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Em 2015,
quando várias cidades do Paraná viveram grande epidemia, os pátios de veículos
apreendidos foram apontados entre os “vilões”, a maioria administrados por
órgãos governamentais.
FUTURO
Especialistas
vêm uma tendência de fortalecimento das concessões e privatizações, com um
Estado mais ágil e moderno, concentrando-se em suas atividades fins: Saúde,
Educação, Segurança, entre outras essenciais.
Neste
cenário, a expectativa da população é que serviços como este continuem sendo
executados por empresas capacitadas, mediante regulação eficiente,
transparência e concorrência pública.
Pesquisa
realizada pelo Instituto Paraná, divulgada pela Gazeta do Povo, revela dados
que confirmam esta tese. O levantamento apontou que 53,3% dos entrevistados
apoiaram que o Poder Público deixe de agir como “empresário” e faça licitações.
Entre os entrevistados com ensino superior, esse número chegou a 71,8%.
Como as
empresas possuem maior capacidade que os governos para agregar Tecnologia de
Comunicação e Informação, a expectativa é que, no futuro, os usuários tenham
ainda mais serviços visando comodidade nas estradas.
“Quem viaja com a família sabe da importância de
haver segurança, bases de polícia eficiente, comunicação e infraestrutura em
geral. Toda viagem gera, também, a expectativa de voltar para casa tranquilo e
seguro”, acredita o servidor público ouvido pela reportagem.
Foto: Carlos Rodrigues
Luís Henrique e a
esposa, Cristiane: “importância das bases, infraestrutura e segurança em geral”
Foto:
Divulgação\Polícia Rodoviária Federal
Situação crítica à
margem de rodovia, em agosto de 2016; antes da licitação
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CARLOS RODRIGUES
Comunicação Integrada
MTb-SP 47.638-SP
CARLOS RODRIGUES
Comunicação Integrada
MTb-SP 47.638-SP
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