Qualifica RS estende inscrições para CRE em quatro municípios gaúchos

Marcadores:

O programa Qualifica RS estenderá por mais duas semanas o período de inscrições para candidatos à Coordenadoria Regional de Educação (CREs) em quatro municípios: Cachoeira do Sul, São Borja, São Luiz Gonzaga e Vacaria. Os cargos são vinculados à Secretaria da Educação. Em outras 26 CREs, o número mínimo de profissionais aptos a prosseguir no processo seletivo foi atingido e, por esse motivo, as inscrições foram encerradas na última sexta-feira (17/5).
Para participar do processo seletivo do Qualifica RS nessas quatro CREs, os interessados devem acessar o site qualificars.rs.gov.br até as 11h59 de 31 de maio. Os candidatos são avaliados a partir de uma metodologia baseada em competências, colocando em prática no governo do Rio Grande do Sul os melhores modelos internacionais de gestão de pessoas no setor público.
Todo o processo seletivo é feito online, de modo a ampliar o acesso dos candidatos às vagas e garantir que os profissionais concorram em igualdade de condições. As etapas do processo seletivo incluem análise curricular, teste de perfil, entrevista por competências, entrevista com especialista e entrevista final.
De acordo com o secretário da Educação, Faisal Karam, o objetivo do Qualifica RS é valorizar os profissionais públicos capacitados a assumir posições de coordenação, assim como atrair para dentro da administração pública pessoas com perfil de liderança e reconhecida competência. “Por meio deste processo seletivo, os profissionais serão escolhidos não por critérios apenas políticos, mas a partir de parâmetros objetivos, transparentes e isonômicos. Esse é um passo fundamental para promovermos as melhorias na educação do Rio Grande do Sul”, afirma.
4 mil candidaturas
Desde a abertura das inscrições para três vagas estratégicas da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e para as 30 CREs vinculadas à Educação, o Qualifica RS recebeu mais de 4 mil candidaturas de profissionais interessados em transformar a gestão pública no Rio Grande do Sul. Desse total, 2.215 foram para as Coordenadorias Regionais de Educação e 1.881 para os cargos ligados à Seplag: coordenação da Escola de Governo, diretoria de RH e subsecretaria de Gestão de Pessoas. Para essas três vagas, o governo recebeu inscrições de profissionais de 17 unidades federativas, com predominância de pessoas com pós-graduação completa.
A previsão é de que os processos seletivos da Seplag sejam concluídos até o fim do mês. No caso da Seduc, a extensão do prazo de candidaturas para as quatro CREs não interferirá no cronograma, e o processo terminará em junho.

O Qualifica RS é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o governo e a Fundação Lemann, representando uma aliança de organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República. As organizações se uniram para construir, em parceria com o setor público, soluções inovadoras, sem transferência de recursos financeiros entre as partes.
O acordo foi assinado em 25 de fevereiro pelo governador Eduardo Leite, em solenidade que contou com a presença de deputados estaduais, representantes das organizações envolvidas e os secretários da Educação, Faisal Karam, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, que atuam diretamente no programa.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Vitor Necchi / Secom

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário