Tecnologias para aumento de arrecadação e melhorar a comunicação na gestão pública foram abordadas no encontro realizado na Amsop
Prefeitos e gestores públicos de 30 municípios participaram nesta quinta-feira (12), em Francisco Beltrão, do III Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense em busca de inovações para suas localidades. Diversas tecnologias visando maior eficiência na gestão municipal foram tratadas durante o encontro na sede da Amsop, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Francisco Beltrão. “Não tenho dúvida que daqui grandes projetos serão desenvolvidos e levados ao cidadão”, frisou o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Evandro Razzoto, que falou sobre o trabalho de governança em TIC realizado no Estado e as políticas públicas voltadas à inovação.
Para o prefeito de Francisco Beltrão, Cléber Fontana, é preciso garantir o acesso da população aos serviços com qualidade. “Cada vez mais o setor público terá que estar equiparado à iniciativa privada. Nós temos que avançar, tendo informação, de maneira ágil e precisa, para as tomadas de decisões. Estamos muito felizes em sediar esse encontro e nós temos também algumas iniciativas importantes como na área de trânsito e de monitoramento com câmeras.”, disse o prefeito.
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, destacou a importância do encontro para fomentar o desenvolvimento dos municípios do Estado. “Reunir aqueles que são os responsáveis e conhecem as necessidades de cada cidade, através dessa troca de experiências, é extremamente importante para podermos avançar nessa área. Temos que acompanhar a inovação e, principalmente, estar capacitados para colocar a tecnologia à disposição da melhoria da qualidade de vida da população e desenvolvimento dos municípios”.
Durante o Fórum, Schiavini e outros prefeitos do Sudoeste receberam a certificação por projetos inovadores em andamento. Beltrão foi um dos destaques pelo trabalho de robótica aplicado no ensino público. “Acima de tudo, a robótica permite que os alunos despertem o espírito empreendedor e de criatividade”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da Prefeitura de Francisco Beltrão, Inácio Pereira.
Segundo a secretária de Educação, Rosa Vandresen, mais de 300 alunos estão envolvidos no projeto, iniciado em 2018, em cinco escolas de período integral do município. “Nós como educadores não podemos deixar de oportunizar o acesso às inovações. É desafiador para nós. São outras gerações e cada dia mais as nossas crianças chegam com novos anseios. As crianças têm prazer nessa aula que é dada. Temos que ter o giz, o quadro negro, o canetão, mas também temos que ter tecnologia, oferecer os meios. A nossa meta é também incluir o tablet para tornar a aula mais interessante”, comentou a secretária.
De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, o fórum regional, além levar informação aos gestores públicos, fomentando o surgimento de municípios inteligentes no Sudoeste, irá contribuir com propostas para o Congresso Estadual de Cidade Digitais, marcado os dias 13 e 14 de setembro, em Ponta Grossa. “Facilita que novas iniciativas sejam implantadas nas cidades e apresenta as demandas das Prefeituras nas mais diversas áreas, nas quais a tecnologia pode resolver”, resume.
Projeto Inovador – Receberam o título de Projeto Inovador 2018 os municípios de Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste e Saudade do Iguaçu.
O III Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense teve o patrocínio ouro da 1DOC, GOVBR e CTMGEO; e bronze da PlayTable, além do apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário